Essa é uma das aulas mais importantes para sua sobrevivência emocional no mundo dos coreanos. Os brasileiros costumam ser mais diretos, vão direto ao que interessa quando gostam de alguém. Mas na Coreia, em geral, o sistema é mais à moda antiga. Aqui, "normalmente" se começa a namorar antes de dar o primeiro beijo, e um avanço muito apressadinho pode assustar (ou agradar, sei lá) a outra pessoa. Por isso, neste dia 12 de junho, Dia dos Namorados, vamos te ensinar passo a passo como se desencalhar com um(a) coreano(a).

Primeiro, abra seu coração, dizendo 난 니가 좋아 (nan niga joa), que significa "eu gosto de você".

Se a reação da pessoa à frase anterior não for (1) parar de responder suas mensagens, (2) te desamigar no Facebook, (3) te bloquear no KakaoTalk ou (4) sair correndo, talvez você possa passar pra segunda etapa, que é dizer 나랑 사귈래? (narang sagwillae?), ou seja, "quer namorar comigo?" O verbo 사귀다, na verdade, significa "ficar íntimo" e pode ser usado também com amigos. Mas no caso de amigos você nunca "pede" pra ficar íntimo, isso apenas acontece naturalmente, mas quando é no sentido de "namorar", aí tem que perguntar.

Depois de beeeem sucedida e beeeem consolidada a etapa anterior, talvez seja hora de se perguntar se é amor de verdade. Caso positivo, escolha o melhor momento para mandar um lindo e romântico 사랑해 (saranghae, "te amo") pra pessoa amada. Se disserem isso pra você, responda com 나도 사랑해 (nado saranghae), ou seja, "eu também te amo". Não faça como a Ji Young no vídeo, que me deixou no vácuo... :(

Por fim, depois de muitos 사랑해s trocados, terá chegado a hora de juntar os trapos? Se sim, vá direto ao assunto e pergunte, debaixo de uma cerejeira na primavera, em câmera lenta: 결혼해 줄래?(gyeoron hae jullae?), ou seja, "quer se casar comigo?" Depois disso, é correr pro abraço! (ou pro ombro do melhor amigo, se a resposta for negativa)

Massss, nem tudo na vida dá certo. E isso pode acontecer com um namoro entre você e um(a) coreano(a). Se você acha que já deu o que tinha que dar, não fique enrolando. Diga logo que quer terminar com um 헤어지자! (he-eojija!) e que cada um vá ser feliz com outro alguém (ou sozinho, ué).

Agora que você já sabe namorar em coreano, comece a praticar com seus amigos coreanos. Vai que dá samba? ;)