As cores estão por toda parte. Sem elas, tudo fica mais confuso. Vide o sinal de trânsito. Por isso decidimos lascar logo as cores nesse terceiro vídeo. Agora, cor é uma coisa que, se formos detalhar, dá pano pra manga. Isso não só porque poderíamos subdividir cada cor numa infinidade de tons mais específicos, mas também porque em coreano temos palavras diferentes para cada cor: algumas do coreano puro, outras provenientes do chinês. Seria como a diferença entre "preto" e "negro" em português. Temos as duas, que se referem à mesma cor, mas usamos cada uma em contextos diferentes. Você não entra pra "lista preta", e sim pra "lista negra". O universo tem "buracos negros", não "buracos pretos". Mas você vê "carros pretos" na rua, né? Então.

Da mesma forma, o coreano tem aquelas cores básicas, que é melhor você aprender primeiro para descrever objetos usuais, como no caso do "carro preto". Depois, podemos fazer outro vídeo com as palavras menos comuns, mas que são usadas em contextos específicos. Só pra matar a curiosidade, um bom exemplo é a cor verde:

초록색

[tchôrôk-sêk]. Esse 색, aliás, vem de 색깔, que significa "cor". Portanto a cor mesmo, é o que vem antes de 색. Para a maioria dos objetos, tanto faz usar 초록색 + objeto ou só 초록 + objeto. Ex:

초록색

셔츠 (camisa verde) ou

초록

셔츠 (camisa verde). Agora, como é que falamos "chá verde"? Se chá é 차 [tcha], então seria... 초록차? Não. É aí que entra a tal palavra do chinês, usada em casos específicos. E a palavra para verde, vinda do chinês, é

[nôk]. Chá verde é, portanto,

녹차

[nôk-tcha]. É tipo o "negro" do "buraco negro".

Minha sugestão para quem está começando, é focar primeiro nas cores básicas, que são mais úteis. Depois que souber essas, aí pode avançar para as menos comuns.

E para você que já leu tudo sobre as cores do coreano na internet, talvez já saiba que existem também os adjetivos para cada cor. Por exemplo, vermelho é 빨간색 [ppargan-sêk]. Esse 빨간 vem do adjetivo "빨갛다" conjugado. Esse e outros adjetivos de cores são irregulares e usados em falas mais avançadas, por isso não recomendo se preocupar com isso agora, se você está só começando.

Vai por mim: aprende só as cores do vídeo por enquanto, que é mais garantido ;)

Bons estudos coloridos!