Estava eu sentado na graminha de uma área verde ao lado da minha casa, dentro do campus da universidade, quando me lembrei das mensagens que recebo todo dia, de gente que quer aprender coreano, pedindo

pelamordedeus

para não pararmos de postar. Foi assim que gravei esse vídeo, soltando as palavras das coisas à minha volta. Afinal, os tijolinhos que compõem as línguas são as palavras. A gramática vem como viga, concreto, cimento, segurando tudo pra não cair. E a pronúncia é o reboco, a pintura, a decoração, que faz tudo ficar mais agradável. Por isso paramos um pouco a já lenta progressão das aulas que estavam focando muito na gramática, para dar aquela turbinada no seu vocabulário.

Chamamos essa nova série de vídeos de "Coreano Light", porque é para ser assim mesmo. Sem muitas explicações, complicações e gente boiando. São só palavras do coreano. Vamos continuar seguindo tematicamente, de acordo com as sugestões de vocês, ou o que der na telha mesmo.

Nesse primeiro vídeo, tremido e mal feito, vomitei algumas palavras sobre o tema "Natureza". Além das que falei no vídeo, acho que ficaram faltando algumas usadas no dia-a-dia:

1. 강 [kang] rio

2. 천 [tchón] riacho, córrego

3. 공기 [kongui] ar

4. 비 [pi] chuva

5. 파람 [param] vento

6. 불 [pur] fogo, luz

7. 물 [mur] água

Todas essas são palavras muito úteis, afinal, vivemos cercados delas o tempo todo.