Algumas pessoas me perguntam se dá pra aprender coreano sem saber "aquelas letrinhas", ou "aqueles palitinhos e bolinhas." A resposta: até dá. Mas seria como aprender inglês (como língua estrangeira) sendo analfabeto. Com muito custo você aprende a se virar, mas não vai conseguir se aprofundar nos estudos nem ler nada.
A boa notícia é que o hangeul é muito fácil! Depois de assistir ao vídeo, pratique escrevendo as vogais, e vai ver que não tem segredo. Minha experiência no início foi muita boa: em menos de uma semana eu já estava lendo tudo pelas ruas na Coreia. Não sabia o que significava, mas já sabia ler.
Aqui vai a lista das vogais (8 simples e 13 ditongos).

Vogais simples:   ㅏ    ㅓ    ㅐ   ㅔ    ㅗ    ㅜ    ㅡ   

Romanização:       a   eo   ae    e    o     u     eu     i

A romanização serve pura e simplesmente para usar palavras coreanas em textos de outras línguas que usam o alfabeto romano (como o português). Na Coreia, é muito usada em nomes de locais turísticos para facilitar o acesso. Mas ninguém vai escrever um texto inteiro em coreano usando a romanização. E lembrando que a romanização oficial da Coreia do Norte segue uma outra lógica, por isso é bem diferente.
Dicas: ㅐ e ㅔ, antigamente, eram pronunciadas de maneira diferente. Mas no coreano atual, elas soam igual: como "ê" em português. A vogal ㅡ é mais difícil para o brasileiros, mas não muito. Ela existe no português de Portugal. É como o som de "i", mas com a língua mais baixa.
Agora vai a lista de ditongos com y:

Ditongos com y:  ㅑ      ㅕ       ㅒ      ㅖ      ㅛ     ㅠ

Romanização:      ya    yeo    yae    ye    yo   yu

Aqui também, a pronúncia de ㅒ e ㅖ é exatamente a mesma. Soa como "iê" em português.
Agora a lista de outros ditongos:

Outros ditongos:    ㅘ       ㅙ       ㅚ        ㅝ        ㅞ        ㅟ        ㅢ

Romanização:         wa     wae    oe       wo     we      wi       ui

O mesmo fenômeno ocorreu com alguns ditongos: os sons se simplificaram e ficaram iguais. ㅙ, ㅚ e ㅞ são exatamente iguais na pronúncia: algo como "uê" em português. O último ditongo, ㅢ, é mais difícil de se pronunciar. Mas os coreanos também o simplificam na hora de falar: algumas vezes ㅢ é pronunciado como "ê", outras vezese como "i". Depende do contexto.
Pratique bastante escrever as vogais, e depois assista à aula sobre as consoantes do hangeul.