Como é de costume, o governo sul-coreano lançou o edital da bolsa de pós-graduação (mestrado e doutorado) para estrangeiros. A diferença é que desta vez são 8 vagas para brasileiros, o que, comparado a anos anteriores, é um grande número. São 3 vagas pela embaixada da Coreia em Brasília e 5 vagas diretamente pelas universidades.


Aos interessados: leiam atentamente o edital aqui, e também o FAQ e as informações sobre as universidades disponíveis. Se seu inglês não é bom, é melhor nem tentar - a não ser que fale coreano.

NIIED
Como ex-bolsista do NIIED (órgão do governo responsável por essa bolsa), tenho algumas dicas a quem quer se candidatar: 1) comece já a fazer contatos com professores de algumas universidades que tenham a área que você procura, pois eles são cruciais para a escolha final, pelo menos na universidade; 2) ao escrever sua carta de apresentação, pense no que o governo e a universidade coreana querem ler: que você ama a Coreia, que a área em que você quer fazer seu mestrado ou doutorado vão ajudar a estreitar os laços com o Brasil, que você vai ajudar a promover a Coreia para os brasileiros, etc. (coreano adora isso); 3) acredito que se candidatar diretamente pela universidade aumenta suas chances, pois você já vai ter o respaldo de um professor. Por isso, não perca tempo e comece já a fazer seu networking!

Se você ainda não tem um certificado de inglês (TOEFL, IELTS, etc) ainda dá tempo de se inscrever rapidinho pela internet e fazer a primeira prova que estiver disponível. Na época em que tentei, enviei o resultado um pouco atrasado, mas ainda assim aceitaram.

Caso queira saber quais são as melhores universidades da Coreia, este ranking dá uma boa noção, apesar de que já vi quatrocentos rankings diferentes... depende do critério e da área.

Boa sorte aos candidatos!