Aqui vai mais uma recomendação bloguística. Alguns amigos recomendaram o blogue Gabriel Quer Viajar e resolvi conferir. É de um viajante brasileiro que saiu percorrendo o mundo, e recentemente pousou em terras norte-coreanas. Confesso que fiquei com invejinha. Já faz um bom tempo que vim pra Coreia, mas ainda não deu pra eu conhecer o outro lado da fronteira do Paralelo 38.

Foto miniaturizada de Pyongyang 
Foto miniaturizada de Pyongyang (Gabriel Quer Viajar)



Para quem não sabe, não é tão difícil assim visitar a Coreia do Norte. Só é caro (detalhe). É que você tem que pedir o visto na China, através de agências, o que encarece tudo. Além disso, como sabemos, você vai ser acompanhado durante a viagem toda por um oficial do governo. Mas tirando isso, dá pra ir. Com a minha curiosidade mórbida, eu vou acabar indo em algum momento, pra tentar entender um pouco as diferenças entre as culturas e, especialmente, as comidas (sim!) do Norte e do Sul.

É possível ir de avião, de Pequim a Pyongyang, ou de trem, a partir da cidade chinesa de Dandong, que fica na fronteira. Esta seria uma opção mais interessante, porque assim talvez se possa ver um pouco do interiorzão norte-coreano, que os "guias turísticos" não vão te mostrar.

Bom, enquanto eu não me aventuro por lá, aproveitem os relatos do cara do blogue que citei acima.