"Onde fica o prédio mais alto da península coreana?"

Se alguém me fizesse essa pergunta, eu responderia com convicção que seria algum prédio na Coreia do Sul, provavelmente na região metropolitana de Seul, e possivelmente o 63 Building (que, aliás, aparece muito no vídeo do post anterior). Bom, pelo menos até que o Seoul Lite seja concluído (estima-se que fique pronto em 2015), esse teria sido meu palpite.

No entanto, ao dar uma conferida na lista de prédios mais altos do mundo, descobri que o 63 Building não apenas é menor que outros três prédios na Coreia do Sul, como todos esses são menores que o maior prédio da península, que fica em Pyongyang, na Coreia do Norte!


O nome do monstro é Ryugyong Hotel (류경 호텔), e começou a ser construído em 1987. Mas devido às dificuldades econômicas do país, a construção foi paralisada em 1992, quando o esqueleto de concreto do prédio já estava pronto (com 330m de altura). O prédio, então, passou a ser um dos maiores elefantes brancos do mundo, e provavelmente por isso não tenha sido muito usado na propaganda norte-coreana no exterior. Contudo, em 2008, o grupo egípcio Orascom propôs ao governo de Kim Jong-il a retomada das obras do elefante, com a  condição de que o grupo também atue em outras áreas no país, como o desenvolvimento da telefonia celular.


O resultado é que as obras parecem estar indo bem, e o prédio deve ficar concluído até 2012. Só resta saber onde é que o tal "hotel" vai arranjar tanto hóspede para seus 105 andares. Mas talvez este seja um ponto positivo, pois com esse arranha-céu faraônico, com toda certeza o governo norte-coreano vai querer promover o turismo no país. Mais gente entrando na Coreia do Norte significaria um controle mais difícil e, espero, uma abertura gradual do regime... Se isso não acontecer, vão deixar o prédio lá pra entrar nas fotos e vídeos oficiais do governo.

Com uma arquitetura, digamos, questionável, já tem gente se perguntando qual seria a verdadeira função do prédio pyongyangense. O vídeo abaixo (uma montagem) dá um palpite...