Num grupo de várias pessoas, o que você faz nestas situações?

  • Sobrou uma garrafa de vinho numa festa, e só uma pessoa vai levar para casa.
  • Terminaram de comer na casa de alguém, mas só duas pessoas vão lavar as louças.
  • Alguém oferece apenas dois ingressos de cinema para um grupo de cinco amigos.
  • Numa sala de aula o professor quer definir duplas de maneira isenta, mas divertida.
  • Cinco amigos querem jantar juntos, mas cada um quer ir a um restaurante diferente.
  • Num campeonato de pingue-pongue, precisam definir oito duplas para jogar.

Enfim, qualquer situação em que se deva fazer escolhas. Que recurso usamos no Brasil? Acho que quando é para escolher só uma pessoa, tem o esquema dos palitinhos. Na minha infância também usamos muito a famosa "adedanha" (você usam esse nome também?). Mas quando é escolha de duplas ou de um número específico de pessoas ou coisas, não conheço nenhum jogo popular no Brasil que usamos para decidir.

Na Coreia, quando a disputa é entre poucos, tudo se resolve no kawi-bawi-bo (pedra-papel-tesoura). Mas no meio de muita gente, todos fazem o sadari tagi (사다리 타기), ou "desce-escada". As situações que citei no início foram algumas que presenciei aqui na Coreia, nas quais meus amigos (ou professores) resolveram tudo num rápido sadari tagi.

Funciona assim: no caso de decidir quem lava as louças (entre cinco pessoas), você escreve os cinco nomes na parte de cima de uma folha e, embaixo, três opções "não lava" e duas "lava". Desenha uma linha vertical ligando cada nome a um item e depois faz quantos degraus quiser em cada escada. Vira tipo um labirinto, onde você vira em cada esquina.

Confuso? Olha só um vídeo que achei na internet. A coreana do vídeo queria escolher a quem dar um prêmio, por isso escreveu os nomes em cima e várias opções "perde" (꽝) e uma opção "ganha" (당첨!) embaixo.


E é impressionante como eles gostam de usar esse método aqui. Já vi algumas escolhas até agitadíssimas, com torcida e tudo! :)