Aproveitando a onda de posts sobre bolsas de estudo, aqui vai mais uma. Esta, na verdade, é uma dica de bolsa que fica meio escondida por aqui. A universidade Sogang (em Seul) tem um departamento de pós-graduação em estudos internacionais (GSIS) que oferece algumas bolsas para quem for aceito. Existe pouca informação disponível na internet sobre essas bolsas, então pelo jeito você tem que ligar ou enviar um email para o departamento para saber detalhes.

No entanto, até pouco tempo atrás, uma das bolsas para mestrado era restrita somente para três nacionalidades: brasileira, sul-africana e nigeriana. A bolsa se chama Haesong e é concedida pela empresa de cargas em navios Daeyang. Parece que eles queriam investir em pessoas capazes de fazer essa ligação entre a Coreia e seus países de origem, praticamente garantindo um emprego depois de finalizado o mestrado (que pode ser em Comércio Exterior (IT), Relações Internacionais (IR), Finanças Internacionais (IF) ou Estudos Coreanos e Asiáticos).

Só que recentemente a restrição das nacionalidades desapareceu no site, e agora só dizem que dão cerca de 10 bolsas por ano. Pelo que me falaram, nenhum brasileiro ganhou essa bolsa, provavelmente porque nenhum brasileiro se candidatou. Por isso, para aqueles que dizem que querem estudar na Coreia, é só procurar, pesquisar, ligar e perguntar nos departamentos das universidades, porque há mais oportunidades de estudo do que é geralmente divulgado.

Então, se isso te interessa, entre em contato com o GSIS da Sogang (só para mestrado, hein!) e tire suas dúvidas. O telefone deles é +82-2-705-8753 e o email é gsis@sogang.ac.kr. Boa sorte!