Recebi um email do quase-embaixador Daniel Fink, divulgando mais uma oportunidade de bolsa para mestrado ou doutorado na Coreia do Sul.

O documento que ele me enviou (também postado no blogue da Lena) se refere à KDI, uma universidade especializada em Administração e Políticas Públicas. Ideal para quem trabalha ou quer trabalhar para o governo.

O nome da bolsa para a qual brasileiros podem se candidatar é "Global Ambassador Fellowship", e além de pagar todos os custos com o estudo, ainda dá uma mesada de cerca de 880 dólares. Mas para isso, os interessados devem se candidatar para um programa específico (mestrado ou doutorado) na KDI.

Divulguem esta oportunidade. Já disse aqui e repito que acho um absurdo algumas oportunidades de bolsa de estudos acabarem nas mãos dos chineses porque os benditos brasileiros têm medo de vir pra Coreia.

Tem uma outra universidade em Seul, a Sogang, que tinha uma bolsa só para brasileiros, sul-africanos e nigerianos. Quem patrocinava era uma empresa que faz navios que se chama Daeyang, mas ouvi dizer que nenhum brasileiro se candidatou para a tal bolsa, e agora já até tiraram a exclusividade dessas nacionalidades.

Então, pessoal que quer fazer mestrado, abram os olhos (e a cabeça) para as oportunidades no exterior! Morar na Coreia às vezes mata a gente de raiva, mas garanto que na maior parte do tempo aqui é bom de se viver.