Aqui vão mais duas dicas rápidas, desta vez para quem já está na Coreia ou tem viagem programada para cá.

1. O governo sul-coreano está oferecendo ônibus de graça (Seul-Busan, Seul-Jeonju e Seul-Gyeongju) só para os estrangeiros. A mordomia faz parte da tentativa quase desesperada do governo em promover o turismo na Coreia, pra ver se o pessoal esquece um pouco que existe um vizinho problemático logo ao norte. Quem acaba levando a melhor somos nós! =)


Para aproveitar esta oportunidade e economizar uns bons trocados (acho que ônibus até Busan fica nuns 50 mil wons), é só entrar neste site e fazer sua reserva.

2. Está na Coreia, quer aprender coreano, mas não tem tempo nem dinheiro? Algumas instituições oferecem aulas de coreano de graça! Uma delas é o YMCA. Lembro que a Agatha e outros amigos estrangeiros faziam aulas na YMCA de Cheongju e adoravam.

E ontem recebi um email da minha universidade divulgando o Suwon Migrant Community Service, que também oferece aulas de coreano aos sábados e domingos em vários níveis diferentes, e até aulas preparatórias para certificados de proficiência em coreano. Tudo zero-oitocentos!
Eu tenho a sensação de que sou o único brasileiro que vive em Suwon, mas sei que tem uma turma escondida aqui que, como eu, deve escorregar pra Seul nos fins de semana. Tem sempre gente vindo do Brasil pra trabalhar na "cidade" da Samsung de Suwon. E até a Embrapa abriu um escritório aqui! Pois se algum de vocês, brasileiros que não gostam de falar que moram em Suwon, lerem este blogue, talvez agora dê para arranjarem um tempinho pra aprender coreano, não? ^^