Sabe quando você vai a um bar ou restaurante, em que os pedidos e as quantidades são anotados com uns pauzinhos, ao lado do nome do prato ou bebida? Então, no Brasil geralmente fazem um quadradinho com cinco risquinhos, ou quatro risquinhos verticais e um horizontal fechando (igual de preso contando os dias na parede da cadeia).

Pois se você vier para a Coreia, esqueça seus esquemas na hora de contar cervejas ou kimpabs. Aqui eles contam de um jeito diferente! Sempre que vou a um restaurante em que anotam os pedidos assim, eu penso em postar no blogue, mas nunca lembro depois.

Eles usam um caracter chinês que tem cinco traços, mas que não tem nada a ver com o nosso quadradinho. O tal caracter se chama "jeong" (em hangeul 정, em hanja 正). Olha ele maiorzinho aí:
정 (jeong), que significa "verdade, correto"
Desta vez ainda lembrei de gravar um vídeo. Quem ensina a contar com o jeong é o Victor, da Associação Brasil-Coreia, e o Juliano arremata no final. Pelo menos agora você não vai ficar pensando o que significa o "T" ou "F" na frente das suas duas ou três bebidas.