Esta foto foi tirada na porta de um elevador aqui na Coreia. Mais especificamente no prédio da Embaixada do Brasil em Seul. Alguém aí sabe me dizer que andar é esse representado pela letra F? Uma dica: não é o térreo, porque aqui na Coreia não tem o andar T que normalmente temos no Brasil, pois o térreo é sempre o número 1. Também não é o nosso G de garagem e nem algum S de subterrâneo. Aqui todo andar subterrâneo é representado pela numeração B1, B2, B3... sendo B3 mais abaixo que o B2.

"Que saco, fala logo o que é o tal do F!"

Calma, estou dando tempo para vocês adivinharem. Outra dica: não é o terraço, não é o Fim do prédio. "Poxa, então se não é o Fim e nem o Fundo, então F*deu, porque eu não sei."

Ora, é muito Fácil. É só contar em inglês: one, two, three... Four!!! Isso mesmo! Em muitos prédios na Coreia você vai encontrar os botõezinhos do elevador assim: B3, B2, B1, 1, 2, 3, F, 5, 6, 7, 8, 9...

A pergunta que não quer calar: Por que mais essa frescura? A resposta está na boa e velha superstição coreana. O número 4, em coreano, se diz sa (사), mas essa mesma palavra também significa morte em um outro caracter chinês (). Este é o motivo. O número 4 traria má sorte para o prédio, portanto resolveram substituí-lo pelo F de four.

Se precisar ir ao quarto andar num prédio coreano, não se preocupe, ele tá lá. Só que com um nome diferente! :)