Como o blogue Blackout Korea mostra bem, a Coreia do Sul é um país em que os "rituais" da bebida são bem fortes e fazem parte da cultura. Eu já disse aqui antes como é importante saber as regras quando se bebe com alguém mais velho ou alguma autoridade. Tem que segurar o copo com as duas mãos, virar para o lado na hora da golada, enfim, essas coisas coreanas. E rejeitar um copo de soju de um professor ou superior no seu trabalho é um grande absurdo!

Entre amigos, no entanto, a coisa é um pouco diferente. Bebe-se tanto quanto os mais velhos, mas sem muita "nove horas". E para descontrair, jogam-se muitos jogos para decidir quem toma a golada da vez. Acredito que jogos do tipo existam em todo país onde se bebe muito, mas aqui parece ser particularmente mais popular. Principalmente quando se tem na turma pessoas que não gostam ou não têm costume de beber muito, os jogos são uma chance de se ver tal pessoa mais "alegrinha" com uns copos de soju.

Abaixo tem um vídeo que gravei quando brincava com meus amigos. A lista de jogos parece ser infinita, mas decidi gravar alguns para compartilhar com vocês. Caso queiram aprender a jogá-los, vou tentar explicar as regras, apesar de ser sempre difícil explicar regra de jogo sem jogar. Quem fala um pouco de coreano pode entender melhor pelo vídeo.

"Baskin Robins 31"
Para quem não sabe, Baskin Robins é uma rede de sorveterias que está em todo lugar na Coreia. E uma propaganda famosa, na qual divulgavam 31 sabores de sorvetes, acabou gerando a brincadeira. É bem fácil: numa roda, seguindo a ordem, cada um diz 1, 2 ou 3 números, começando do 1. Quem cair no 31 tem que beber. Geralmente os últimos é que têm o poder de escolha e decidem quem bebe na rodada. A musiquinha no ínicio diz, em inglês, "Baskin Robins thirty-one"♪.

"Frying Pan Game" (후라이팬 놀이)
Não tem frigideira nenhuma na brincadeira, é só um nome ilustrativo. É um jogo que exige atenção e coordenação motora. A musiquinha no início diz "ting-ting-ting-ting / teng-teng-teng-teng / ting-ting / teng-teng / huraipen nori" (띵띵띵띵 / 뗑뗑뗑뗑 / 띵띵 / 뗑뗑 / 후라이팬 놀이♬).

Basicamente segue um ritmo de quatro batidas (como no vídeo) no qual alguém diz nas duas últimas batidas o nome de outra pessoa e um número de 1 a 4. Esse número decide quantas vezes a pessoa tem que dizer o próprio nome, no ritmo das batidas. Por exemplo, se disserem "João Três", o João tem que dizer logo em seguida "João, João, João" nas três últimas batidas e logo em seguida colocar alguém na frigideira: "Zé Quatro"... "Zé, Zé, Zé, Zé". Quem errar, claro, bebe soju.

"Bunny-Bunny Game" (바니바니 당근당근 게임)
Bunny, em inglês, signfica "coelhinho". Já ouvi um papo aqui na Coreia de que eles falam de um tal coelho na lua. Não sei se é o formato das crateras que dão essa impressão ou se é só uma lenda conhecida. Mas acho que esse jogo tem a ver com a história. É que a musiquinha que inicia o jogo diz o seguinte: "Palavras do coelho que desceu..." (토끼 내려온 하는 말♬). E eu perguntei "desceu de onde?" e me falaram "do céu, ora!"

Depois é só alguém começar dizendo "bunny-bunny" para si, e em seguida "bunny-bunny" para alguém. Esse alguém tem que responder com o mesmo "bunny-bunny" e escolher outra pessoa. Quem estiver do lado do escolhido tem que dizer "danggeun-danggeun" (cenoura-cenoura) ao mesmo tempo. Tudo isso com os devidos gestos. Nesse jogo dá pra mais de uma pessoa errar, então mais gente bebe.

"Corrida de Cavalos" (경마 게임)
Este jogo é bem simples, mas tem que ficar atento o tempo todo. A musiquinha de início diz "Esse é um que gostamos muito: Corrida de Cavalos!" (어떤 많이 좋아하는 경마 게임!♬). Depois é só fazer uma rodada estabelecendo os número: "Número 1, número 2, número 3...". O "cavalo" número 1 começa chamando outro cavalo, dizendo "número 1, número 7" e o 7 responde para quem quiser: "número 7, número 3". Quem errar ou demorar, bebe.

"Jogo do Bobo" (바보 게임)
Esse não tem nada de mais, e até bobo mesmo. Mas confesso que dá pra confundir a cabeça se você não se concentrar. Tudo o que você tem que fazer é dizer um número (de 0 a 10) e mostrar outro número com a mão para a pessoa ao lado. A pessoa tem que dizer o número que você mostrou e mostrar outro diferente. Se você disser e mostrar o mesmo número, erra. E quem erra... bebe!