Final de semestre. Três apresentações, quatro trabalhos finais e três provas me aguardam pelos próximos dez dias. Então, sem muito tempo de postar coisa rebuscada, pesquisada, meditada...

Alguém aí conhece o Tous Les Jours? Não sei o quão famosa essa "padaria" é, mas aqui na Coreia ela tá em todo canto, assim como a Paris Baguette. Como em quase todo lugar, na Coreia essa moda de usar palavras estrangeiras é muito comum. Talvez aqui seja numa intensidade ainda maior. A coisa mais difícil que tem é comprar uma camiseta com algo escrito em coreano. Quase sempre é algo em inglês, e muitas das vezes com erros de ortografia grotescos.

Mas isso não vem ao caso, porque a estripulia da vez foi no Tous Les Jours (뚜레쥬르, que se pronuncia por aqui como "turedjuru"). É que estou participando de um programa, junto com alguns outros brasileiros, para tentar conseguir um estágio nas férias, e parte disso consiste em conhecer várias empresas, de vários ramos. A última foi essa "padaria", que de pão mesmo tem muito pouco. Tenho a impressão que eles lucram mesmo é com os bolos de aniversário que fazem.

Para conhecermos bem o processo todo, nada melhor do que colocar a mão na massa! Um carinha que se diz "boleiro profissa" fez um bolo em 5 minutos pra gente aprender e depois fazer o mesmo. Nada de especial para um mineiro do interior que cresceu rapando tabuleiros de bolo que a mãe fazia sempre - e muito bem, diga-se de passagem. Mas para os asiáticos e alguns outros estrangeiros que não sabem de onde vêm os bolos, biscoitos e outras quitandas, o boleiro estava esculpindo uma obra de arte. A cada floquinho de creme se ouvia um uníssono "óóóóóó" que se alternava com o coreaníssimo "uuuuáááááá". Os pobrezinhos não conhecem as receitas secretas da tia Marilda nem o bolo de prestígio da minha mãe. Sem mencionar o bolo de cenoura, com a cobertura de chocolate penetrando nos buraquinhos que o garfo fez, premiando alguns sortudos...

Acho que estou delirando. Tenho que voltar aos estudos. Deixo com vocês as fotos do "boleiro por um dia". Abraço!








O melhor foi que ainda ganhei o avental deles. E segundo a Giovanna, eu teria que ouvir piadas pelo resto da vida se publicasse essas fotos (que, aliás, foram tiradas com a câmera nova!). Mas pra quem já pagou mico em vídeo como eu, umas fotinhos não são nada! :)

PS: Instalei um plugin chamado Intense Debate no blogue para tentar melhorar o formulário de comentários. Assim será possível responder a cada comentário especificamente. Vamos ver como fica. Se vocês não gostarem a gente volta pro que era.