Aqui vai a dica para quem quer vir se aventurar na Coreia. Saiu o edital para a bolsa de graduação do governo coreano. A má notícia é que este ano reservaram só uma vaguinha para brasileiros. Não sei quanto ao pessoal da graduação, mas o número de bolsas para brasileiros que vêm fazer mestrado ou doutorado tem diminuído, acredito eu, por uma certa instabilidade no pessoal.


Tem uma turma aí que se candidata para 20 bolsas em 20 países diferentes, e quando são selecionados só avisam que não querem mais de última hora. Parece que em 2007 não veio nenhum brasileiro por causa disso. Amarelaram de última hora. Neste ano, dois brasileiros foram selecionados: um desistiu e o outro, Almir, chegou a vir mas teve problemas de saúde na família e infelizmente teve que voltar. (Aliás... ô Almir, dá sinal de vida aí! Encontrei sua turma semana passada e muitos perguntaram por você).


Um conselho aos interessados: não se dê ao trabalho de se inscrever nessa bolsa se você 1) só tem fixação com coreaninhas(os), 2) só gosta de K-pop, 3) não tem nada melhor pra fazer na vida e 4) fica homesick em 2 meses. Aos que têm "fantasias asiáticas", vocês não têm ideia de como esse povo aqui é complicado. Aos K-popeiros, cuidado com a overdose. Aos que não têm nada melhor pra fazer, tenham certeza de que não terão nada melhor mesmo pelos próximos 5 anos. Aos grudados à família e amigos, pensem muuuuiito bem, afinal, a Coreia não é aí na esquina.


Mas se você: 1) procura uma oportunidade de vivenciar intensa e extensamente uma cultura muito diferente, 2) quer ter um currículo diferenciado em que um curso na Coreia faça sentido e 3) está disposto estudar muito mesmo... então recomendo que dispute essa vaga.


Você pode baixar o edital 2010 no site do NIIED ou então diretamente nestes links: documento 1 e documento 2.


Por favor, leiam o edital atentamente. Se o seu inglês não é bom o suficiente para entender o que está escrito no edital, sinto muito, mas esta bolsa não é para você. Terei o maior prazer de responder as perguntas cujas respostas não estejam explícitas no edital.


Exemplos de perguntas idiotas que tenho recebido:


* Só aluno de universidade federal pode se candidatar?
* Tenho que comprovar dinheiro na conta pra ganhar a bolsa?
* Eu preciso falar inglês mesmo ou isso é bobagem?
* A média de notas exigida é de 80%. É 80% durante meu curso todo ou 80% em cada matéria?
* Tenho 13 anos, será que posso tentar essa bolsa?
* O que significa a sigla NIIED?


No início eu respondia tudo, mas agora eu tô meio chato, sabe. É que começou a chegar muita pergunta preguiçosa, de gente que só tá curiosa, e que nem leu o edital. Daqui a pouco vou começar a dar pancada que nem o Gustavo. Ou então vou virar o Saraiva, tolerância ZERO!


Tá, eu nem sou tão mau assim. Quando eu percebo que o sujeito é sério e faz perguntas pertinentes, respondo na boa. Até porque vejo nele a possibilidade de ser nosso futuro companheiro por aqui.


O edital para a bolsa de mestrado, doutorado e pesquisa deve sair até abril de 2010. Quem está realmente interessado, vai se preparando, faz o TOEFL, traduz documentos (diploma, histórico, etc) para não ter que ficar na correria de última hora.


Boa sorte!


PS: Para se candidatar, você deve entrar em contato com a Marcela, na Embaixada da Coreia em Brasília. Mas vê lá hein, não vai ficar alugando ela com perguntas idiotas. Apesar que ela é um anjo! ^_^ Teve que aguentar minhas ligações todos os dias para saber se o resultado tinha saído!


Marcela Formiga
Assessora de Relações Públicas
Embaixada da República da Coreia
SEN Av. das Nações, Lote 14
Brasília-DF, 70436-900
Tel:  (61) 3321-2500
Fax: (61) 3321-2508
embbr1@linkexpress.com.br