Pepe... quem? Isso mesmo. Hoje é Dia do Pepero (Pepero Day ou 빼빼로 데이). "Peperos" são esses palitinhos cobertos de chocolate. Na verdade a romanização correta seria "ppaeppaero", mas se pronuncia como "pepero" e a escrita fica mais bonitinha.

Não tem muita coisa por trás desse feriado, além da jogada de marketing genial da Lotte, empresa que começou a fazer os palitinhos de chocolate na Coreia nos anos 80. Inventaram que o dia 11/11 seria um bom dia para se comer palitinhos de chocolate, já que a data lembra vários palitinhos enfileirados.

A Lotte nega que tenha inventado a tal data. Alegam que simplesmente "notaram" que as vendas de pepero subiam sempre no dia 11 de novembro, e só então começaram a encorajar a ideia, no início dos anos 90.


O resultado é que essa moda realmente pegou, e virou meio que um Valentine's Day, quando você tem que dar pepero para os amigos, namorado(a), etc. Os peperos mais comuns são os da foto ao lado, mas no supermercado vi pepero de tudo quanto é tipo e tamanho.

Como aqui não se celebra a Páscoa, esse é o dia em que o pessoal se entope de chocolate. Na verdade os cristãos até celebram a Páscoa, mas com ovos de verdade, pintados. Como ganhei muito pepero e sou chocólatra, pressinto que amanhã o banheiro aqui vai se deleitar com minha presença.

Vai um pepero aí? ^^