Quem é muito baixinho acaba tendo que ouvir apelidos como "pintor de rodapé", "salva-vidas de aquário", "segurança de playmobil", "surfista de microondas" e - o mais oriental de todos - "lenhador de bonsai".

Se você acha que o papai do céu bem que poderia ter te dado uns centímetros a mais, você não faz ideia do drama que os coreanos vivem. No país dos olhos e nariz pequenos, zoião e narigão são dádivas de Deus - ou do cirurgião plástico. Não podia ser diferente com a altura. As mulheres usam saltos gigantescos para ficarem mais altas, e seus pobres namorados sofrem pra manter a aparência de que são mais altos que elas.

Abaixo tem um vídeo do Bom Dia Brasil que, sabe-se lá por quê, resolveu falar sobre o assunto. Não se assustem com o sapato de salto para homens: há duas semanas tive que comprar um par de sapatos e qual não foi minha surpresa ao descobrir que a maioria tinha salto escondido. Apesar de que meus 1,76m de altura não são lá essas coisas, artimanhas do tipo ainda são deveras bizarras pra mim.

O pior de tudo é que as empresas também levam a altura em conta na hora de selecionar novos empregados. Tem uma parte do vídeo em que um garoto coreano diz por que acha importante fazer tratamento para crescer: ele é 2cm menor que a média dos colegas, e isso pode prejudicá-lo a encontrar um emprego no futuro. Dizem que muitas empresas pedem a altura do cara no currículo, e é possível que usem isso como critério de desempate.

Mas o que intriga é que, ao contrário do que se pensa, os sul-coreanos não são tão baixinhos. Entre os homens no meu departamento, confesso que eu sou um dos mais baixos. Tem bicho lá com vocação pra jogador de basquete.

Ainda que haja características genéticas que influenciem, e é possível que você veja uma asiática menor do que você achava que fosse possível existir, o nível de desenvolvimento do país influencia muito. Espia só esse link com as tabelas de altura média por país. A Coreia tá bem acima do Brasil. Isso porque, acredito eu, a desnutrição tem um impacto violento na altura das pessoas em um país com muitos pobres.


Lula e Marisa, Obama e Michelle. Será que foi a fome que Lula passou na infância?


Aqui vai o vídeo. Meninas, se altura é importante pra vocês, peçam pro coreano tirar o sapato antes de sair com ele. Mas não usem salto se sairem comigo! ^^