Momento dejàvu. A meia dúzia de seguidores que leem este blogue desde agosto do ano passado talvez se lembrem dessa foto. É que hoje, dia 27 de agosto de 2009, faz exatamente UM ANO que pisei em solo coreano pela primeira vez!

Forte do Monte Sangdang, em Cheongju

Pensei então que, no mínimo, deveria haver um post comemorativo no DPNC.

Foi um ano muito intenso: conheci pessoas dos quatro cantos do mundo, comecei a aprender a língua coreana do ZERO, viajei mais do que viajei em 10 anos no Brasil, e tive (ainda tenho) um grande choque cultural.

Na Coreia é assim. Não venha pra cá esperando ser compreendido. A regra é "você está na Coreia, então entenda os coreanos". Já passei muita raiva (a Agatha que o diga!) tentando negociar mudanças de regras ou de horários com os coreanos, só para descobrir que se eles não querem mudar, eles não vão mudar. E você que trate de aceitar.

Ao mesmo tempo, fui recebido por coreanos fantásticos, que fizeram um esforço enorme para que eu me sentisse em casa o tempo todo. Vale citar nomes: Yosep (meu colega de quarto de novembro de 2008 a junho de 2009), as professoras Jang, Kweon, Kook e Lee, o professor de yoga Jeon e meus "buddies" Kim Jang-Jin e Park Ki-Cheon. Além, é claro, dos 40 bolsistas que compartilharam minha aventura coreana em Cheongju, em especial a Agatha (acho que fomos os únicos brasileiros da história a pisar em Cheongju!), a comunidade latina e os malásios.

Agora tudo mudou. Mudou a cidade, a universidade, e novos amigos virão. Inspirado na foto acima... QUE A FORÇA ESTEJA COMIGO! ...e com vocês, amados leitores! :D