Com o dinheiro que ganhamos no festival da universidade resolvemos fazer uma viagem. Desta vez o destino foi a ilha de Anmyeondo, no Mar Amarelo, no oeste da península coreana.

Na verdade a tal ilha mais parece uma península da península. Mas se olhar com calma, vai ver que realmente tem uma faixa espessa de água separando-a do continente. Algo que atravessamos de ônibus por uma ponte em menos de 10 minutos.

Fomos a uma praia que estava bem vazia para os padrões coreanos, e depois ao "kaetbeol" (procurei uma palavra para isso em português mas não achei). É nada mais nada menos que um lamaçal com moluscos, peixes e caranguejos para todo lado. A melhor época para ir é no final do verão, quando os bichinhos estão maiorzinhos. O que chamou a atenção foi um bicho que nunca tinha visto antes, e que aqui chamam de "matjokae" (맛조개), que significa, literalmente, "marisco de gosto". Quando falaram o nome, eu achei que fosse "matjukgi", que seria "bambu de gosto" e faria mais sentido, pelo formato do bicho. Se alguém souber do que se trata, por favor me informe.

A viagem teve um clima de despedida, afinal foi a última que fizemos oficialmente com a turma de bolsistas KGS de Cheongju em 2009. Logo mais, cada um vai se mudar para uma cidade diferente e estudar em outras universidades. Como a Coreia é pequena, muitos de nós provavelmente vamos manter contato pelos próximos anos, mas alguns talvez nunca mais vejamos. Segundo fofoca da professora Kook, a professora Kweon (a de vermelho no vídeo e a única que nos deu aula em todos os níveis) tem chorado pelos cantos ultimamente porque a gente vai embora. É de partir o coração... :(

Então, como prometido aqui vai um vídeo mais bonitinho, em clima de tchauzinho. Abraços!

http://www.youtube.com/watch?v=Hsop8q2vZsg