A matéria dessa aula você tem que saber! Sim, porque vamos falar do verbo SABER, sua forma negativa e outro sentido que ele pode expressar. É muito simples: o verbo saber, em coreano, é 알다 (alda) que, conjugado informalmente fica 알아 (ara) e significa "eu sei". Porém, se conjugado no passado, seu sentido muda um pouco: 알았어 (arasseo), em vez de dar o sentido de "eu sabia", quer dizer "entendi". Mais bizarramente ainda é sua forma conjugada com --, que normalmente dá um sentido de futuro, mas com esse verbo significa exatamente a mesma coisa: 알겠어 (algesseo) é mais uma forma de dizer "entendi".

Pra enfeitar mais essa salada, esse é um dos verbos cuja forma negativa só pode ser expressada por um verbo totalmente diferente: 모르다 (moreuda), que por ser irregular, conjuga-se como 몰라 (molla) informalmente ("eu não sei"). Também se diz muito conjugado com -겠-, com o mesmo sentido de "não sei", e fica 모르겠어 (moreugesseo). Ou talvez seja como o "sei lá" ou "vai saber" do português.

No vídeo não mostramos isso, mas caso esteja curioso(a), para dizer "eu sabia" em coreano, normalmente falamos 알고 있었어 (algo isseosseo), literalmente "eu estava sabendo". Enquanto que "eu não sabia" é simplesmente 모르다 no passado: 몰랐어 (mollasseo).

Espero que agora você possa dizer mais 알아s e 아랐어s do que 몰라s e 모르겠어s em relação ao coreano :)