Ah, o arroz. Essa comida tão presente na mesa dos brasileiros. Tão importante para nós que para dizer que alguém fez o "básico", dizemos "fez o arroz com feijão". Na cabeça de um brasileiro, o "arroz com feijão" é o mínimo que alguém precisa para usufruir dos seus direitos humanos. Mas e na Coreia? Bem, aqui infelizmente o feijão foi pra terceira divisão (como na cobertura do sorvete), mas o arroz continua na série A, sendo ainda considerada a comida mais importante e mais indispensável na mesa. E, para um país que já passou muita fome, o arroz (밥, bap) ganhou tamanha importância que acabou entrando em expressões da língua. Vamos ver algumas.

밥 먹었어? (bap meogeosseo?), literalmente "comeu arroz?", mas também pode ter outros significados. Pode ser simplesmente "já comeu?" (porque arroz aqui também pode ter o sentido de "refeição completa"), mas também é muito usada informalmente para saber se tá tudo bem. Afinal, quem já comeu arroz, tá bem. Eu me lembro que no início, quando um amigo coreano me perguntava isso e eu respondia "não", ele fazia aquela de espanto e eu não entendia. Achava que só queria saber se almocei ou jantei, mas no fundo era pra saber se eu estava bem. E só os malas respondem a um "tudo bem?" contando sobre suas mazelas... :P

A segunda expressão do vídeo é 죽도 밥도 아니야 (juk-do bap-do aniya). Para entender seu sentido, precisamos saber o que é (juk). Pois bem, é um ensopado de arroz que acho que não temos no Brasil (ou pelo menos não é comum). Essa expressão literalmente diz "não é arroz (cozido) nem juk (ensopado)", ou seja, "não é nem uma coisa nem outra" ou seja, é uma coisa medíocre, no meio do caminho.

A última expressão é 나는 찬 밥이야 (na-neun chan babiya), que significa literalmente "sou um arroz frio". E você sabe o que acontece com arroz frio... Esquenta no microondas? Talvez. Mas como a expressão precede a era do microondas, o sentido é de "ninguém me quer" ou "ninguém liga pra mim", "ninguém me dá atenção".

Bom, espero que seu coreano fique como arroz ou juk, e não fique no meio do caminho! ;)