Na primeira miniaula dessa série, nós ensinamos a expressar surpresa em coreano, com 진짜 (jinjja), 정말 (jeongmal), 그래 (geurae) e 대박 (daebak). Mas existem mais algumas outras maneiras de expressar espanto ou susto. Vamos às mais comuns no dia-a-dia:

(heol) é uma expressão muito informal que pode ser usada em vários contextos, podendo significar "eita!", "puuutz", "geeeente", "uau!", enfim... tudo depende do contexto, mas a ideia principal é de espanto com alguma situação.

아이고 (aigo) é outra expressão supercomum que quem é dorameiro provavelmente já sabe e ouviu muito. Apesar da forma corretar ser "aigo", é muito comum ouvir também como 아이구 (aigu), e significa "nossa!", "ai, meu Deus" ou "ai ai ai...". Enfim, é um espanto misturado com tristeza, prolongando a última sílaba.

웬일이야 (weniriya) significa, literalmente, "é uma razão" (?), mas o sentido é mesmo de "que coisa, hein?" ou "nossa, que situação...", muito falada para expressar pena por uma situação inesperada.

Por fim, temos 깜짝이야 (kkamjjagiya), usada para dizer "que susto!!!". Também é muito usada na forma "깜짝 놀랐어!" (kkamjjak nollasseo), ou seja, "levei um susto!".

Enfim, espero que a minha cara de maníaco passando susto na Ji Young não tenha te assustado a ponto de dizer 깜짝이야! ^_^